NOSSA HISTÓRIA

Em 26 de março de 1932 foi nomeada uma diretoria provisória para constituir a 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, formada pelo presidente Oscar Pacheco de Almeida Prado, o secretário Romulo Pasqualini e o tesoureiro Faustino dos Santos Cardoso. Após um ano, em 26 de março de 1933, essa mesma diretoria foi regularmente eleita. 

O primeiro presidente Oscar Pacheco reconheceu no ato de sua posse que os desafios que teriam pela frente eram maiores do que as forças que dispunham, mas que acreditava na competência e compromisso de sua diretoria.

À época a OAB Mogi das Cruzes não dispunha de sede própria e as reuniões para definir o rumo da instituição na cidade, e garantir apoio aos advogados e proteção das prerrogativas, eram, em regra, nos escritórios dos presidentes.

Essa ausência de uma sede própria perdurou até meados da década de 80 quando o advogado Mario Prado, então presidente da 17º Subseção, recebeu do poder público a doação do terreno para instalação de sua sede em local nobre, ao lado do Fórum Central, em que até hoje sediada.

A Casa da Advocacia e da Cidadania foi, finalmente, inaugurada em 20 de janeiro de 1993 pelo então presidente Makoto Endo, e sua diretoria, Luiz Sérgio Marrano (vice)  - que assumiu em seguida e ficou até 1994 na presidência de nossa subseção - , Isabel Magrini (secretária) e Maria Vitória Vergaças (tesoureira). Em 1999, quando na presidência o advogado José Beraldo, foi inaugurada a Casa da Advocacia em Guararema.

Em 2015, na gestão do presidente Marcelo Inocêncio, mais uma conquista, tivemos a instalação da sede regional da CAASP, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, o que possibilitou à advocacia acesso à farmácia, livraria, consultório odontológico e campanhas de saúde.

Entre as décadas de 80 e 90, quando do recebimento do terreno e a construção da sede pelas mãos dos presidentes Mario Prado e Makoto Endo, éramos pouco mais de 300. Hoje, no momento da redação dessa brevíssima retrospectiva, somos mais de 3.000 advogadas e advogados.

Com a necessidade de ampliar a estrutura que serve à advocacia nossa subseção obteve, em abril de 2019, a disponibilização pelo poder público de uma faixa de área contígua à sede com mais de 300m², espaço suficiente para permitir uma melhor prestação de serviços pela Ordem dos Advogados – e, também, por suas coirmãs Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo e Escola Superior de Advocacia – em prol da população e, especialmente, da advocacia.

 

Em 2020, atendendo pedido apresentado à seccional paulista, elaborado por seu departamento de engenharia projeto de modernização, readequação e ampliação das instalações da Casa da Advocacia, o qual, apresentado e aprovado, será, em breve, concretizado. 

E é com a responsabilidade de fazer uma instituição cada vez mais forte à serviço da advocacia e da cidadania, focada, porque indispensável à sua realização, no aperfeiçoamento da distribuição da justiça e na garantia do Estado Democrático de Direito, que a gestão, contando com a ajuda de valorosas advogadas e valorosos advogados, segue em sua missão.

Dirceu Augusto da Câmara Valle, presidente

Fabiana Camacho Bava, secretária-geral

 

DIRETORIA

DIRCEU AUGUSTO DA CÂMARA VALLE

PRESIDENTE

 

Notícias

Instagram

CONTATO

Av. Dr. Cândido X. de Almeida e Souza, 175 - Centro Cívico, Mogi das Cruzes - SP,  CEP 08780-210, Brasil

  Tel: (11) 4798-1744

         (11) 4798-1744

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram
Fale Conosco
 

©2020 por OAB MOGI DAS CRUZES.

whatsapp-logo-icone-1.png